Aposentados vão ganhar o salário duas vezes em 2024
Com a chegada do final do ano, o 13º salário se torna um tema de grande interesse para trabalhadores, servidores públicos e beneficiários do INSS. Garantido por lei, o pagamento extra é aguardado por milhões de brasileiros e pode trazer alívio para as despesas de dezembro.
Em 2024, algumas mudanças e antecipações já foram anunciadas, gerando expectativas sobre o que está por vir. Leia a matéria a seguir e veja mais detalhes.
Navegue Aqui
Quem tem direito ao 13º salário?
O 13º salário é destinado a uma série de grupos de trabalhadores, conforme estabelecido pela legislação. Entre os beneficiários estão:
- Trabalhadores com carteira assinada: Quem trabalhou pelo menos 15 dias no ano tem direito a receber o benefício.
- Servidores públicos: Esse grupo também está incluído no pagamento do 13º.
- Aposentados e pensionistas do INSS: O pagamento segue um calendário específico divulgado pelo governo.
- Segurados com benefícios temporários: Aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária, acidente ou reclusão também têm direito ao 13º.
No entanto, beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao pagamento.
Como funciona o pagamento do 13º salário?
Para trabalhadores com carteira assinada, o pagamento do 13º pode ser feito em uma ou duas parcelas, conforme a escolha do empregador. A primeira parcela, geralmente paga sem descontos, ocorre antes de 30 de novembro. Já a segunda, que inclui descontos de INSS e Imposto de Renda, é paga até 20 de dezembro.
No caso dos beneficiários do INSS, o pagamento é realizado seguindo um cronograma específico do governo. Nos últimos anos, o 13º salário dos aposentados e pensionistas tem sido antecipado, algo que também aconteceu em 2024.
Calendário de pagamento em 2024
Em 2024, o governo antecipou o pagamento do 13º salário para o primeiro semestre, o que beneficiou aposentados e pensionistas do INSS que puderam contar com o recurso mais cedo.
O que esperar para 2025?
Para 2025, há expectativa de aumento no valor do 13º salário, em função do possível reajuste no salário mínimo, que pode chegar a R$ 1.502. Com esse aumento, o valor do 13º para muitos trabalhadores também deve ser maior.
Como é feito o cálculo do 13º salário?
O cálculo do 13º salário leva em consideração o salário base, além de componentes como horas extras, adicional noturno, insalubridade e comissões. Isso garante que o valor recebido esteja de acordo com o que foi desempenhado ao longo do ano.
Com essas informações, os trabalhadores e beneficiários podem se preparar melhor para o final do ano e organizar suas finanças de forma consciente, utilizando o 13º salário para equilibrar as contas ou realizar planos.