Aposentados estão fulos da vida por causa desse motivo no INSS. Saiba como reclamar
Aposentados residentes em Juiz de Fora, município de Minas Gerais, foram pegos de surpresa ao conferir seus extratos de pagamento mensal dos benefícios de aposentadoria do INSS.
Com mais de 220 queixas registradas somente em janeiro deste ano no Serviço de Defesa do Consumidor, os beneficiários relatam descontos inesperados em seus contracheques.
Em entrevista ao G1, uma dessas pessoas, que não quis ser identificada, descobriu que vinha ocorrendo deduções nos últimos oito meses somente após ser avisada por outra pessoa na mesma situação. O montante subtraído chegou a R$ 69,96, totalizando mais de R$ 550 ao longo desse período.
Justificativa do INSS
O INSS afirma que esse desconto corresponde à mensalidade associativa, embora não tenha sido firmado nenhum documento pela beneficiária. A instituição esclarece que, caso o cidadão queira cancelar, basta solicitar a alteração.
“Toda denúncia é apurada no INSS e resguardamos o direito à ampla defesa e o contraditório. Caso se comprove que o desconto é indevido, a associação terá seu acordo cancelado”, destacou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Além disso, segundo o INSS, os convênios são legítimos, contudo não podem ser retirados sem a autorização do aposentado.
A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Juiz de Fora foi procurada para saber se a instituição gostaria de se manifestar sobre o assunto e não retornou até a publicação desta matéria. [Caso se manifeste, a publicação será atualizada].
INSS: Como você pode pedir a exclusão de descontos indesejados?
- No extrato de pagamento mensal do benefício, ao lado do item de desconto da mensalidade, está disponível o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade para registrar reclamações;
- Outra opção é solicitar o serviço “excluir mensalidade associativa” por meio do aplicativo ou site Meu INSS ou através da Central 135;
- Também é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, igualmente pela Central 135 ou pelo Meu INSS;
- Quanto a reclamações e denúncias sobre empréstimos consignados não autorizados e o pedido de exclusão do mesmo, devem ser feitos diretamente no Portal do Consumidor. E, por se tratar de uma denúncia de fraude, é sempre recomendável que a pessoa também registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
* As informações são do G1.