Aposentadorias 2025 vão ter reajuste? Saiba como será para quem mais de 1 salário
Com o aumento do salário mínimo para R$ 1.518, os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que correspondem ao valor mínimo, também sofreram um reajuste de 7,5%. No entanto, esse percentual não se aplica às aposentadorias e pensões acima do piso nacional.
Reajuste para benefícios acima do mínimo
Para os segurados que recebem valores superiores ao salário mínimo, o reajuste será baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculada entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O IBGE divulgará o índice de dezembro na próxima sexta-feira (10).
Até novembro, o INPC acumulava alta de 4,84% nos últimos 12 meses. Assim, é provável que o reajuste para esses beneficiários fique abaixo dos 7,5% aplicados aos que recebem o piso nacional.
Segundo o INSS, cerca de 21,9 milhões de benefícios têm valor equivalente ao salário mínimo, representando 64% do total de 34,2 milhões de benefícios pagos.
Correção proporcional
Os segurados que começaram a receber aposentadoria, pensão ou auxílio durante o ano de 2024 terão o reajuste aplicado proporcionalmente ao período em que o benefício foi concedido.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos de benefícios referentes a 2025 serão realizados entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. Já os segurados com valores acima do piso terão os depósitos iniciados em 3 de fevereiro.
Para conferir a data exata, é necessário verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito após o traço.
Como consultar o pagamento
Os segurados podem acessar informações sobre os pagamentos de forma prática:
- Site Meu INSS: Acesse meu.inss.gov.br, faça login e clique em “Extrato de Pagamento” na tela inicial.
- Central 135: Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central de Atendimento e informar o número do CPF. Durante a ligação, será necessário confirmar dados cadastrais para evitar fraudes.
- Aplicativo Meu INSS: Disponível para dispositivos Android e iOS, o app permite consultar o extrato e outros detalhes do benefício.
Com essas opções, os beneficiários têm acesso fácil às informações e podem acompanhar os detalhes dos pagamentos diretamente pelos canais oficiais do INSS.