Anunciada Inteligência Artificial que faz trabalho de 707 funcionários. Conheça
Será? A Klarna, uma empresa de tecnologia financeira sueca, levanta preocupações sobre a possível substituição de seres humanos por inteligência artificial em diversas áreas de trabalho. De acordo com informações divulgadas pela Euronews, o assistente de IA da fintech em questão é capaz de realizar o trabalho equivalente ao de 700 funcionários.
Além disso, a Klarna revelou que, durante um mês, dois terços do atendimento ao cliente foram conduzidos por um chatbot. Desenvolvido pela OpenAI, esse assistente de IA está em operação há cerca de trinta dias.
Conheça mais detalhes da assistente de IA
O chatbot da Klarna atendeu a 2,3 milhões de chats com clientes em 35 idiomas, com o objetivo de otimizar o gerenciamento de reembolsos e devoluções e economizar tempo dos consumidores.
A empresa, conhecida pelo modelo “compre agora, pague depois”, argumenta que o chatbot é mais eficiente na resolução de tarefas, resultando em uma redução de 25% no número de clientes que buscam atendimento para o mesmo problema.
Sebastian Siemiatkowski, CEO da Klarna, já indicou que os planos da empresa envolvem a integração da IA em todas as operações. Em dezembro, a fintech anunciou uma pausa nas contratações, exceto para funções de engenharia relacionadas à inteligência artificial.
De acordo com a organização, “o assistente foi concebido para melhorar a experiência de compras e pagamentos dos 150 milhões de consumidores da empresa em todo o mundo, sendo capaz de gerir uma série de tarefas, desde o atendimento ao cliente multilingue até à gestão de reembolsos e devoluções, e promover hábitos financeiros saudáveis”.
A implementação dessa tecnologia poderia impactar diretamente 700 funcionários da Klarna, que atualmente conta com 3 mil empregados em operações de atendimento ao cliente. No entanto, um porta-voz da empresa sugeriu que, com o sucesso do chatbot, o contingente poderia ser reduzido para cerca de 2.300 trabalhadores.