Antecipação do saque do FGTS é confirmada para estes beneficiários
A Caixa anunciou que estará disponibilizando o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os cidadãos que foram impactados pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito na última sexta-feira (3).
O banco enviará equipes especializadas para oferecer suporte técnico às prefeituras na facilitação do acesso aos valores do saque em situações de calamidade.
Conforme previsto na legislação, o acesso ao saque é concedido aos municípios que estejam em estado de calamidade pública ou emergência, reconhecido por meio de portaria do governo federal. As prefeituras devem apresentar à Caixa a declaração das áreas afetadas.
De acordo com informações divulgadas em comunicado, após a liberação, os cidadãos não precisarão se dirigir a uma agência. Eles poderão efetuar o saque através do aplicativo FGTS em seus dispositivos móveis.
No setor habitacional, a Caixa informou que permite uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. Os clientes interessados devem fazer a solicitação para obter esse direito. Além disso, há a possibilidade de incorporar as prestações em atraso ao saldo devedor.
Dados atualizados do Rio Grande do Sul HOJE (7)
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a situação é alarmante: 235 municípios foram afetados, 7.165 pessoas encontram-se em abrigos, 17.087 estão desalojadas, 351.639 foram atingidas pelas chuvas, 56 pessoas ficaram feridas, 74 ainda estão desaparecidas e 31 óbitos foram confirmados.