Alerta: MDS convoca beneficiários do Bolsa Família com NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0
A partir da última quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) começou a receber relatos de coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família sobre um possível golpe direcionado às famílias beneficiárias do programa.
Os relatos indicam que as famílias têm recebido SMS (mensagens de texto) contendo um link malicioso. Este link pode levar a ataques de phishing, expondo informações pessoais e acessos dos usuários a criminosos.
Em caso de acesso a esse link, há risco de comprometimento de contas bancárias associadas ao Bolsa Família, frequentemente acessadas pelo aplicativo Caixa TEM, o que pode resultar na retirada indevida dos valores dos benefícios.
O que diz o MDS
O MDS esclarece que:
- Os canais de comunicação oficiais com as famílias são extratos bancários e o aplicativo Bolsa Família.
- O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para outros sites.
- Quaisquer estratégias adicionais de comunicação (como SMS, WhatsApp, etc.) são previamente informadas aos estados e municípios pelos canais oficiais do MDS.
- O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas.
As famílias que foram afetadas devem:
- Comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária. A contestação também pode ser feita pelo aplicativo Caixa TEM.
- Registrar um Boletim de Ocorrência.
O MDS está monitorando a situação junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM. A Caixa Econômica Federal está identificando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.
O MDS também vai reforçar as orientações em seus canais de comunicação sobre como proceder em casos de problemas com o pagamento.