Alerta: fenômeno parecido com El Niño é descoberto por cientistas
Pesquisadores identificaram um novo padrão climático emergindo no Oceano Pacífico Sudoeste subtropical, próximo à Austrália e Nova Zelândia, que está se espalhando por todo o Hemisfério Sul.
Denominado Onda Número 4 do Padrão Circumpolar do Hemisfério Sul (SST-W4), o fenômeno apresenta semelhanças com o El Niño, devido à sua formação característica.
Anteriormente, cientistas já haviam notado flutuações na temperatura das águas nessa região do Pacífico, mas esta é a primeira vez que o fenômeno foi simulado e compreendido em detalhes.
O estudo, publicado no Journal of Geophysical Research: Oceans, utilizou um modelo climático avançado chamado SINTEX-F2, que simulou 300 anos de mudanças no clima.
Com essa simulação, os cientistas acreditam ter identificado um novo “interruptor” no clima global, que pode ajudar a explicar recentes eventos climáticos no Hemisfério Sul. Além disso, essa descoberta pode melhorar a precisão das previsões climáticas.
Como o fenômeno SST-W4 ocorre
Embora a região que desencadeia o SST-W4 seja pequena, o fenômeno desencadeia uma reação em cadeia que afeta todo o Hemisfério Sul. O estudo destaca que as mudanças no oceano têm um impacto direto sobre o clima global.
O SST-W4 se inicia com o aquecimento da temperatura da superfície do mar, criando um padrão de ondas com quatro centros positivos alternados (W4) na atmosfera, que formam um círculo completo ao redor do Hemisfério Sul. Essas ondas atmosféricas interagem com a superfície do oceano, trocando calor.
A interação entre as ondas e os ventos do oeste propaga o fenômeno, causando oscilações de temperatura em todo o sul global. Os cientistas ainda não podem prever os impactos exatos desse novo fenômeno no clima global, mas acreditam que a descoberta facilitará a compreensão das dinâmicas climáticas.
Comparação com o El Niño
O SST-W4 tem sido comparado ao El Niño e seu oposto, La Niña, por também resultar da interação entre o oceano, a atmosfera e os ventos.
No entanto, o novo fenômeno é independente dos outros dois, e os cientistas acreditam que ele já existia, mas não havia sido identificado até agora. O SST-W4 tem uma origem diferente, localizada mais ao sul.
O El Niño, conhecido como Oscilação Sul do El Niño (Enso), é uma mudança periódica nos ventos do Pacífico Tropical, que eleva a temperatura global. Esse fenômeno ocorre aproximadamente a cada cinco anos, mas pode estar sendo acelerado e intensificado pelo aquecimento global.