A Voz dos Segurados: Consultoria em Ação nas Agências do INSS!
As Agências da Previdência Social (APS) de Santo Amaro, em São Paulo, e de Mauá, na região do ABC, foram as primeiras unidades a integrar o projeto “Modernização, Inovação e Fortalecimento Institucional do INSS”. A ação, que teve início no início deste ano de 2023, busca melhorar o atendimento ao público e tornar a estrutura do INSS mais eficiente. Para isso, técnicos da consultoria KPMG e membros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reuniram-se com 60 pessoas, entre servidores e usuários das APS.
Os critérios para a seleção dessas agências foram uma análise conjunta da Administração Central, Superintendência Regional Sudeste I e gerências executivas responsáveis pela região metropolitana da capital paulista. Levou-se em conta a diversidade e a amplitude do público atendido, além da quantidade de servidores em trabalho presencial. Gestores do INSS nos diferentes níveis também estiveram presentes para acompanhar o trabalho da consultoria.
Qual o objetivo desse projeto de modernização?
Este projeto visa aprimorar o atendimento aos usuários do INSS. A KPMG deve apresentar uma série de opções para melhor atender ao público, garantindo um serviço mais humanizado e eficiente. Há também o objetivo de valorizar o servidor do INSS, permitindo que o mesmo possa realizar atividades mais complexas e pertinentes à sua carreira.
A diretora de Governança, Planejamento e Inovação da Administração Central, Ana Carolina Tietz, destaca que neste cenário pós-pandêmico, é imprescindível redesenhar a maneira como o atendimento é feito. Ela reforça que o projeto irá valorizar não apenas os usuários do INSS, mas, também, os servidores, que poderão concentrar-se em atividades mais complexas e características de sua carreira.
Quando será aplicado o novo modelo de atendimento do INSS?
O diretor nacional do Projeto de Modernização do INSS, Cláudio Sena, não forneceu uma data especifica para a implementação total do novo modelo de atendimento, mas assegura que ele irá integrar os variados canais de atendimento ao público. Isso incluirá um retorno mais marcante da relação presencial. E as sugestões que serão elaboradas pela consultoria KPMG terão como base o acesso dos usuários aos serviços do INSS.
Por fim, Ana Paula Pompermaier da Silva, chefe da Coordenação de Gestão de Relacionamento com o Cidadão da SRSE-I, que acompanhou os trabalhos em Santo Amaro e Mauá, lembra que este projeto permitirá uma visão externa sobre assuntos como melhoria de layout e aprimoramento do atendimento remoto.