A Previdência na Selva: INSS Chega às Comunidades do Amazonas!
A partir do dia 20 de novembro, o PREVBarco iniciará sua jornada itinerante pela região do Alto Solimões, no estado do Amazonas. A região está entre as mais prejudicadas pela estiagem que vem afetando o estado nesse ano de 2023.
O cenário adverso, no entanto, não será um empecilho para a realização dos trabalhos, uma vez que a equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizará barcos menores para alcançar os locais sem possibilidade de navegação. A missão é levar atendimento às populações ribeirinhas, entre elas indígenas e moradores urbanos, em cinco municípios diferentes, garantindo a esses povos atendimento, dignidade e cidadania.
Atendimentos itinerantes acontecerão em cinco municípios
Para cumprir com sua missão, a equipe do PREVBarco – composta por sete servidores do INSS e quatro peritos médicos federais – se dividirá para prestar serviços em Tabatinga, de 20 de novembro a 1° de dezembro; São Paulo de Olivença, nos dias 20 e 21 de novembro; Santo Antônio do Içá, de 22 a 23 de novembro; Benjamin Constant, de 4 a 8 de dezembro; e por fim em Atalaia do Norte, de 11 a 15 de dezembro.
Quantos atendimentos serão realizados na missão do PREVBarco?
A coordenação do PREVBarco estima que cerca de 1.500 atendimentos sejam feitos ao longo da missão. Entre os atendimentos previstos estão benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de outros atendimentos comuns da gestão previdenciária.
Onde serão realizados os atendimentos?
Os atendimentos serão realizados nas Agências da Previdência Social (APS) dos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Em Tabatinga, a população deve procurar a Câmara Municipal, enquanto em Santo Antônio do Içá, os atendimentos serão realizados numa Unidade Básica de Saúde (UBS).
O Coordenador da iniciativa, Niéliton Góis, destacou o impacto desses atendimentos na vida das pessoas dessas localidades. “Não há como expressar a magnitude desta missão, visto todas as adversidades enfrentadas pelos ribeirinhos, indígenas e moradores de áreas urbanas desses municípios. Independentemente de o PREVBarco chegar ou não a essas localidades, é essencial levar atendimento, dignidade e cidadania a esses povos,” afirmou. A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do INSS em servir a população brasileira, mesmo em condições adversas e lugares distantes.