Como atualizar dados cadastrais no INSS?
É bastante comum durante a vida termos que fazer alterações em nossos dados pessoais. Endereços mudam, telefones são alterados, inclusões ou correções de nome precisam ser realizadas e a documentação se faz necessária. Para pessoas inscritas no INSS, esse processo de atualização de cadastro torna-se indispensável.
A boa notícia é que esse processo, em grande parte, pode ser realizado pela internet, evitando aquelas visitas cansativas e demoradas ao INSS. Quer saber como? Acompanhe esse artigo e fique por dentro.
Navegue Aqui
Como posso atualizar meu cadastro no INSS?
O processo de atualização de cadastro no INSS é bastante simples e pode ser feito integralmente pela internet. Basta verificar se você é um contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial, para poder alterar, incluir, encerrar, reiniciar ou excluir o tipo de atividade que realiza.
Por onde posso fazer essa atualização?
A plataforma Meu INSS é seu principal aliado nessa jornada. Primeiro, você deve entrar no site ou aplicativo Meu INSS. Clique em “Novo Pedido” e digite “atualizar cadastro e/ou benefício”. Então é só seguir as instruções na tela e completar o processo.
Quais documentos são necessários?
Para a realização desse serviço, é obrigatório possuir o número do CPF. Além disso, se você for um procurador ou representante legal, precisará de outros documentos, como uma procuração pública, um termo de responsabilidade, um termo de representação legal (tutela, curatela ou termo de guarda) e o documento de identificação com foto e CPF do representante.
Após o pedido de atualização, você pode acompanhar o processo retornando ao Meu INSS, clicando em “Consultar Pedidos” e localizando seu processo na lista. Para mais detalhes, basta clicar em “Detalhar”. Vale lembrar que todo esse serviço é gratuito para o cidadão e você não precisa ir pessoalmente ao INSS.
Como é o atendimento?
O usuário deverá receber um atendimento pautado nas diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética, em concordância com a lei nº 13.460/17.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.