O que é RMI no INSS?
No universo dos benefícios previdenciários, uma das siglas de maior interesse para os segurados é a RMI INSS, ou Renda Mensal Inicial. Este termo faz referência ao valor que o beneficiário começará a receber após a concessão do seu benefício. O cálculo é simples, mas envolve uma série variáveis que podem se alterar dependendo da situação do segurado.
A RMI é influenciada pela Data de Início do Benefício (DIB INSS). Este ponto é importante porque pode gerar alterações no valor do benefício recebido. Agora, vamos entender mais detalhadamente o que é a RMI INSS e como se dá o seu cálculo.
Navegue Aqui
Entendendo a RMI INSS
A sigla se refere à Renda Mensal Inicial, valor base que o beneficiário passará a receber mensalmente após a concessão de seu benefício previdenciário. Lembrando que este cálculo é complexo não pela matemática, mas sim pelas diversas variáveis que a legislação possui. Cada um desses fatores é analisado para chegar ao benefício mais adequado para cada segurado.
Contrariando o que alguns pensam, a RMI INSS não é a mesma para todos, pois depende das características individuais de cada segurado e das regras aplicadas ao benefício solicitado. Além disso, o valor inicial pode sofrer alterações ao longo do tempo devido aos reajustes anuais da tabela do INSS ou por revisões do benefício, sejam elas administrativas ou judiciais.
RMI, RMA e MR: Quais as Diferenças?
É comum se confundir com as diversas siglas no meio previdenciário. A RMI, como já dissemos, significa Renda Mensal Inicial, que é o valor que o segurado irá receber no início do benefício. Existem outras duas siglas importantes: a RMA (Renda Mensal Atual) e MR (Mensalidade Reajustada).
A RMA refere-se ao valor do benefício após a RMI sofrer seus primeiros reajustes, e a MR é o termo utilizado para se referir ao mesmo valor da RMA após os reajustamentos anuais. Portanto, ambas as siglas referem-se ao valor do benefício já reajustado, diferente da RMI.
Como Calcular a RMI INSS?
O cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI INSS) deve considerar o valor do Salário de Benefício (SB) do segurado. Com esse valor em mãos, calcule a RMI INSS aplicando um coeficiente de cálculo sobre o SB. Este coeficiente varia conforme o benefício previdenciário requisitado. A fórmula geral é:
RMI (Renda Mensal Inicial) = SB (Salário de Benefício) x % (coeficiente de cálculo)
Para calcular o valor atual do benefício após os reajustes (RMA ou MR), deve-se aplicar o reajuste sobre a RMI INSS, que sempre será proporcional no primeiro ano e conformidade com a Tabela de Reajustamento do INSS.
Revisão da Renda Mensal: Vale a Pena?
Se o segurado desconfia que houve erro no cálculo do benefício, é possível solicitar a revisão da Renda Mensal. Porém, essa ação é indicada apenas quando há a certeza de um erro na concessão do benefício. Para ter essa confirmação, é ideal contar com auxílio de um advogado previdenciário.
A RMI INSS é fundamental para estimar o valor do seu benefício previdenciário. Analisar cuidadosamente como é feito esse cálculo permite alinhar suas expectativas com a realidade e evitar surpresas desagradáveis.