INSS emite nota com os canais oficiais de atendimento em 2024. Saiba quais.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel essencial na vida dos brasileiros, garantindo proteção social e oferecendo diversos benefícios. No entanto, muitos cidadãos podem não estar cientes dos canais oficiais de atendimento disponíveis para facilitar o contato seguro e prático com o órgão.

A principal porta de entrada para os serviços digitais do INSS é o conhecido Portal Meu INSS. Através deste portal, acessível tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto pelo site oficial, os segurados e contribuintes têm à disposição uma ampla gama de cerca de 100 serviços digitais. Esses serviços incluem a emissão de extrato do INSS, carta de concessão, agendamento de atendimento e perícia médica, e até mesmo a possibilidade de solicitar a revisão da aposentadoria.

Para tornar a experiência mais acessível, o portal conta com a assistente virtual Helô, que orienta os usuários passo a passo nos serviços disponíveis. Essa ferramenta é particularmente útil para aqueles que podem enfrentar dificuldades na navegação pela plataforma.

helo assistente virtual

O órgão oferece outros canais de atendimento

A Central de Atendimento 135 funciona como uma central telefônica, atendendo de segunda a sábado, das 7h da manhã às 22 horas. É um meio conveniente para obter informações e esclarecimentos, sendo possível, inclusive, confirmar o agendamento da perícia médica.

É importante ressaltar que o INSS não utiliza e-mails como canal de atendimento oficial. O e-mail institucional é restrito a assuntos internos, sendo proibido seu uso para comunicações externas com cidadãos. Alertas sobre a segurança dos dados pessoais são enfatizados, destacando que o INSS nunca solicita informações por e-mail ou envia comunicações eletrônicas diretas aos cidadãos.

O site oficial do INSS fornece informações abrangentes sobre o órgão e o Ministério da Previdência. Após o login com a senha do Portal Gov.br e CPF, os usuários podem acessar uma variedade de serviços sem a necessidade de atendimento presencial.

A Central de Ouvidoria do INSS oferece um canal dedicado para que os cidadãos expressem elogios, sugestões, façam reclamações, denúncias ou solicitem serviços específicos. Este canal, acessível por meio da Central Telefônica 135 ou do site Fala.BR, destaca-se como uma ferramenta valiosa para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo INSS.

Por fim, o INSS está presente nas principais redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Os usuários podem seguir essas páginas para obter informações atualizadas, notícias, e até mesmo assistir a vídeos explicativos sobre os serviços oferecidos.

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