INSS Anuncia Pausa no Serviço do PrevBarco no Marajó: Entenda o Motivo
O PrevBarco, embarcação do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que presta atendimento em localidades da Região de Integração do Marajó, subdivisão do Pará, onde não há agências físicas, não terá programação na região ao longo do primeiro semestre deste ano, conforme divulgado pelo órgão ao Notícia Marajó.
A interrupção se deve à realização de manutenção na embarcação, e a previsão é de que uma agenda seja estabelecida para o segundo semestre de 2024.
A coordenação dos r7informou que o navio passará por um processo de reforma e reestruturação, com uma estimativa de três a cinco meses, dependendo da execução da obra pela empresa contratada.
Dado que a embarcação é especialmente adaptada para as atividades específicas do INSS e não há uma embarcação reserva, não há previsão de substituição.
Entretanto, existe a possibilidade de realização de missões terrestres pontuais, com o deslocamento de servidores até os municípios que necessitam dos serviços. Essa proposta está em discussão e, se aprovada, será divulgada uma agenda correspondente.
Entenda como funciona o PrevBarco, agências do INSS nos rios da Região Norte
“Prevbarco é uma embarcação que leva os serviços de uma agência convencional do INSS para comunidades que vivem isoladas no norte do país. Os ribeirinhos recebem atendimento sobre aposentadoria, auxílios em geral e salário maternidade”, explicou o governo federal ao lançar a iniciativa.