Boas Notícias: Pagamentos INSS de Janeiro Já Incluirão Correções do Salário Mínimo e do INPC
A partir deste mês de janeiro, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contarão com boas notícias em relação aos seus pagamentos. A Dataprev já iniciou a emissão da folha de pagamento, incorporando os ajustes salariais conforme as últimas atualizações do salário mínimo e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Os segurados que percebem rendimentos superiores ao salário mínimo terão seus benefícios aumentados em 3,71%, enquanto aqueles que recebem valores inferiores ao piso nacional terão seus benefícios ajustados em 6,97%. Atualmente, mais de 25 milhões de pessoas recebem até um salário mínimo, enquanto mais de 13 milhões recebem acima desse patamar. Dentre esse contingente, 5,8 milhões são beneficiários de auxílios assistenciais, conforme dados da folha de pagamento referente a dezembro do ano anterior.
A partir do dia 23 de janeiro, os beneficiários terão acesso à consulta dos valores reajustados. Os depósitos relativos a janeiro serão efetuados entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro para aqueles que recebem até um salário mínimo. Já os segurados com renda superior ao piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.
Importante ressaltar que os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023, com benefícios acima do salário mínimo, terão reajuste proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido. As alíquotas variam de 3,71%, para quem começou a receber em janeiro de 2023, a 0,55% para os que se aposentaram em dezembro do mesmo ano, conforme portaria conjunta dos ministérios da Previdência e Fazenda.
Para verificar a data do pagamento, basta observar o número final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador. A consulta pode ser realizada através do telefone da Central 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, ou online, através do site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) ou do aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS. Em ambos os casos, é necessário fornecer o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança da transação.