Veja como consultar a restituição do seu Imposto de Renda em 2025
A Receita Federal abrirá, a partir desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025.
Os valores a serem devolvidos aos contribuintes prioritários estarão disponíveis no próximo dia 30 de maio, coincidindo com o término do prazo de entrega das declarações.
De acordo com o órgão, o contribuinte tem até 11 dias para regularizar sua situação junto ao Fisco, evitando multas que variam entre R$ 165,74 e 20% do valor do imposto devido.
A obrigatoriedade vale para quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 no ano de 2024.
O envio das declarações teve início em 17 de março e, até agora, mais de 26 milhões de documentos já foram entregues. A expectativa da Receita é atingir a marca de 46,2 milhões de declarações até o fim do mês.
Calendário de restituições

A devolução do IR será feita em cinco etapas. Após o pagamento do primeiro lote em 30 de maio, os demais ocorrerão nas seguintes datas:
- 30 de junho
- 31 de julho
- 29 de agosto
- 30 de setembro
O primeiro grupo a receber é formado por contribuintes que têm direito legal à prioridade: idosos a partir de 80 anos, seguidos pelos que têm 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores cuja principal fonte de renda seja o magistério.
A Receita também implementou critérios adicionais de prioridade. Quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via Pix terá preferência no processamento dos lotes. Aqueles que aderirem a apenas uma dessas opções também serão priorizados, em seguida.
Ordem de prioridade para restituição
A hierarquia estabelecida pela Receita é a seguinte:
- Contribuintes com 80 anos ou mais
- Contribuintes com 60 anos ou mais, portadores de deficiência ou moléstia grave
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix
- Contribuintes que utilizaram apenas uma dessas facilidades
- Demais contribuintes
Como declarar
A maior parte das declarações continua sendo feita por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita Federal. O contribuinte também pode utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, para celular, ou a versão online, acessada diretamente por navegador.
Neste ano, a declaração pré-preenchida, que exige conta gov.br de nível prata ou ouro, teve adesão recorde: representa 47,9% do total de envios até agora.