Novo carro elétrico da Peugeot é de cair o queixo
A Stellantis, conglomerado automotivo que reúne marcas como Peugeot e Citroën, deu mais um passo estratégico na China ao anunciar o lançamento de um novo SUV elétrico por meio da recém-criada marca Hedmos, em parceria com a tradicional fabricante chinesa Dongfeng. O modelo estreia oficialmente no mercado chinês no dia 20 de maio.
A marca Hedmos — resultado da união das palavras “Head” e “Most” — foi traduzida no contexto chinês como “Shijie”, que significa “líder inigualável”.
A proposta da Stellantis, neste caso, vai além de uma simples cooperação: a empresa pretende consolidar a nova marca como referência em inovação tecnológica dentro do disputado mercado de veículos elétricos da China.
Conheça o Hedmos 06: design robusto e motor de 218 cv
O Hedmos 06 é o primeiro modelo da nova marca e chega como um SUV de porte médio, com dimensões generosas: 4,67 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 2,775 m de entre-eixos.
Equipado com motor elétrico dianteiro de 218 cavalos, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, mostrando desempenho competitivo para o segmento.
A bateria de fosfato de ferro e lítio, com capacidade de 62,3 kWh, garante autonomia de até 520 km no ciclo chinês CLTC. A recarga rápida, que vai de 0 a 80% em apenas 28 minutos, promete boa usabilidade para viagens de média distância.
Interior com foco no consumidor chinês
O Hedmos 06 aposta fortemente na experiência interna. O acabamento inclui revestimentos em couro e uma paleta de cores pouco convencional, com destaque para o salmão no painel e nas portas.
Texturas que imitam nervuras dão ao modelo um visual mais exclusivo, em contraste com os padrões mais genéricos do mercado local.
Entre os destaques tecnológicos, estão o cluster digital compacto, a central multimídia em tela suspensa e um console aberto com comandos minimalistas, que reforçam o apelo moderno do habitáculo.
Tecnologia e futuro global
Segundo informações da Stellantis, o plano é equipar o Hedmos 06 e seus futuros modelos com recursos como direção autônoma Nível 3, baterias de estado sólido e inteligência artificial interativa.
A empresa acredita que a Hedmos pode ter potencial para ser comercializada também fora da China, com pelo menos 50% de participação direta da Stellantis.
Essa iniciativa reforça a estratégia do grupo ítalo-francês de expandir sua presença no mercado asiático, sem abrir mão da inovação e da busca por diferenciação em um setor cada vez mais competitivo.