Nova Cracolândia pode ter sido descoberta em São Paulo
A Prefeitura de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, iniciou, na última quinta-feira (15) uma apuração oficial para verificar se grupos de usuários de drogas, oriundos da região conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista, foram levados sem consentimento para bairros guarulhenses.
A investigação teve início após denúncias que circularam nas redes sociais e chegaram aos canais da administração municipal.
A suspeita é de que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham sido deslocadas para áreas periféricas da cidade, sem qualquer tipo de acompanhamento ou assistência.
De acordo com nota divulgada pela gestão municipal, o caso está sendo tratado com “atenção e prioridade” por envolver possíveis violações de direitos humanos e risco à ordem pública.
As secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento e Assistência Social, com apoio da Guarda Civil Municipal, foram acionadas para realizar uma força-tarefa de verificação nas áreas citadas pelas denúncias.
“Dada a complexidade do cenário, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados e que a cidade tenha uma resposta clara sobre o ocorrido”, informou a prefeitura por meio de comunicado.
Transporte de pessoas vulneráveis sem estrutura adequada é considerado prática irregular e pode configurar negligência administrativa, além de gerar impactos negativos nos serviços de saúde e assistência social dos municípios receptores.
A gestão municipal informou que, caso as denúncias se confirmem, pretende acionar órgãos estaduais e federais para a apuração de responsabilidades.
Ainda não há prazo para a conclusão da investigação, mas equipes já estão em campo ouvindo moradores e mapeando os possíveis pontos de acolhimento improvisado.
A Cracolândia, região marcada por concentração de usuários de drogas no centro de São Paulo, passou recentemente por uma nova ação de dispersão conduzida pela Polícia Militar e agentes da Prefeitura paulistana.
Moradores de Guarulhos relataram o aumento repentino de pessoas em situação de rua nos últimos dias, o que motivou a mobilização local.
A reportagem procurou o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital para comentar o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.