Saiba como aumentar a aposentadoria através desse recurso do INSS
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão descobrindo, em 2025, uma forma legal e acessível de aumentar o valor dos seus benefícios.
A estratégia tem sido utilizada especialmente por idosos, que têm buscado a revisão de aposentadoria para corrigir valores pagos a menos ou incluir novos dados no histórico de contribuições.
Atualmente, o INSS responde pelo pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios a mais de 20 milhões de brasileiros. Como um dos pilares da seguridade social no país, o órgão é responsável por garantir a renda de quem contribuiu ao longo da vida para ter tranquilidade na terceira idade.
O que é a revisão de benefício e quem pode solicitar

A revisão de benefício permite que o segurado peça uma nova análise do valor ou das condições de sua aposentadoria. Segundo informações oficiais do portal Gov.br, o pedido pode ser feito quando:
- houver erros no cálculo do benefício;
- novas contribuições forem registradas;
- seja necessário corrigir ou incluir dependentes;
- novos documentos forem apresentados ao INSS.
O processo pode resultar em reajustes nos valores mensais e até no pagamento de valores retroativos, dependendo da correção feita.
Como fazer o pedido pela internet
Todo o procedimento pode ser realizado digitalmente, sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS. Veja o passo a passo:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- Faça login com seu CPF e senha
- No campo “Do que você precisa?”, digite “Revisão”
- Selecione o serviço desejado
- Siga as orientações da plataforma para concluir o pedido
Essa possibilidade tem se mostrado uma alternativa viável para idosos que identificam inconsistências em seus benefícios ou que passaram a contar com documentação nova após a concessão da aposentadoria.
Atenção ao prazo para revisão
É importante lembrar que a solicitação deve ser feita dentro do prazo legal de 10 anos, contados a partir do primeiro pagamento do benefício. Após esse período, o direito à revisão pode prescrever.
A orientação para quem pretende solicitar a revisão é reunir todos os documentos que comprovem as informações que não foram consideradas anteriormente, como extratos do CNIS, comprovantes de vínculo empregatício ou carnês de contribuição.
Especialistas recomendam atenção aos detalhes
Embora o processo seja relativamente simples, advogados previdenciaristas recomendam cautela. Em muitos casos, é necessário o apoio de um especialista para avaliar se a revisão é vantajosa e se há documentação suficiente para sustentar o pedido.
Para milhares de idosos, a revisão tem representado uma oportunidade de corrigir distorções e garantir uma renda mais justa na aposentadoria.