INSS prejudica pagamento de idosos que não possuem aparelho celular

Aposentados e pensionistas que identificarem descontos não autorizados em seus benefícios do INSS só podem registrar reclamações e pedir reembolso por dois meios: o site e o aplicativo Meu INSS ou a central telefônica 135.

Para quem não tem acesso à internet ou telefone, não há alternativa presencial disponível — nem mesmo nas agências do próprio Instituto.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (13), o INSS notificou cerca de 9 milhões de segurados que tiveram valores descontados de seus benefícios entre os anos de 2020 e 2025.

No entanto, aqueles que não usam os canais digitais ou telefônicos não têm como verificar as cobranças nem solicitar a devolução diretamente nas unidades físicas da Previdência.

79a094 9d99c6a5d7984c5ab2b7cc6d4fdaa026mv2
O INSS declarou que está monitorando o fluxo de atendimentos e poderá implementar novas ações “caso haja necessidade” Foto: StarBem

O que diz o INSS

Procurado, o INSS não esclareceu se existe algum mecanismo de atendimento para quem está desconectado ou não possui telefone. Também não informou quantas pessoas conseguem acessar os canais digitais atualmente.

O Instituto afirma atender, mensalmente, mais de 97 milhões de pessoas, das quais:

  • 89 milhões utilizam o app ou o site do Meu INSS;
  • 6 milhões são atendidas via telefone 135;
  • 2 milhões comparecem presencialmente a agências.

A instituição declarou que está monitorando o fluxo de atendimentos e poderá implementar novas ações “caso haja necessidade”.

Como consultar e contestar descontos

A partir desta quarta-feira (14), será liberada a função “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no Meu INSS. Por ela, o beneficiário poderá conferir o nome da entidade à qual estaria vinculado e confirmar se autorizou ou não os débitos.

Caso não tenha dado consentimento, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelos canais digitais ou pelo telefone 135. O procedimento não poderá ser feito em agências físicas.

O atendimento telefônico do 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O próprio INSS recomenda que, para um atendimento mais rápido, o ideal é ligar após as 16h ou aos sábados.

Em casos de falecimento do titular, os herdeiros ou pensionistas devem solicitar o ressarcimento de forma presencial, mediante agendamento prévio pelo aplicativo ou pelo telefone.

Operação investiga esquema bilionário de fraudes

A limitação dos atendimentos ocorre em meio a uma investigação federal. No fim de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação para desmontar um esquema nacional de descontos indevidos em benefícios previdenciários.

De acordo com as apurações iniciais, R$ 6,3 bilhões teriam sido descontados entre 2019 e 2024, parte deles sem consentimento dos beneficiários.

Segundo as investigações, os descontos ocorriam como se os aposentados tivessem aderido a associações de classe, sem que houvesse autorização formal.

Após a operação, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado judicialmente e, na sequência, exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pouco depois, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, também deixou o cargo.

Como resposta ao escândalo, o governo suspendeu todos os acordos que permitiam descontos diretos em aposentadorias e pensões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.