ChatGPT tem novo recurso que promete destruir o Google
A OpenAI acaba de anunciar um novo passo estratégico para o ChatGPT: a ferramenta de inteligência artificial passou a oferecer comparações de preços e produtos, com direito a sugestões baseadas em análises completas e redirecionamento direto para sites de varejistas.
A atualização amplia o uso da IA para além da conversa, colocando o ChatGPT como um possível concorrente direto do Google Shopping.
Com o novo recurso, já disponível para todos os usuários, inclusive os do plano gratuito, o ChatGPT pode ajudar na decisão de compra de itens como eletrônicos, vestuário, utensílios domésticos e cosméticos.
Após selecionar um produto, o usuário é direcionado ao site do lojista — nomes como Amazon, Walmart e BestBuy estão entre os primeiros parceiros. A interface do sistema lembra a do Google Shopping, mas com uma diferença significativa: os resultados são orgânicos, ou seja, não pagos.
Isso significa que as sugestões de produtos não sofrem interferência de publicidade patrocinada — um modelo oposto ao adotado pelo Google, onde anúncios impulsionam grande parte dos resultados de busca.
A análise é feita com base em dados provenientes de avaliações de consumidores, resenhas de sites especializados, reportagens e até fóruns como o Reddit, onde usuários compartilham experiências de compra.
OpenAI afirma que não vai receber comissões com a nova função

Apesar de redirecionar os usuários para o checkout em sites externos, a OpenAI afirma não receber comissões por essas compras.
A empresa não detalhou ainda como pretende monetizar a funcionalidade, o que indica que o foco inicial pode estar mais em reduzir a dependência do Google do que em gerar receita direta.
Em sua fase inicial, o sistema cobre categorias populares, mas a expectativa é de expansão para outros tipos de produtos e serviços.
A novidade coloca o ChatGPT na vanguarda das plataformas de IA com funções de e-commerce, ao lado de soluções como a Perplexity, que já permite compras sem sair da interface (para usuários nos Estados Unidos).