IA está ajudando investidores a escolherem as melhores do mercado
As ações da JBS (JBSS3) acumulam uma valorização superior a 33% desde fevereiro, impulsionadas por fatores estratégicos e pela recomendação de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) voltada ao mercado financeiro.
O movimento de alta se intensificou após a aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, para a listagem simultânea dos papéis da empresa na Bolsa de Nova York (NYSE).
A decisão da SEC permite que a JBS opere com dupla listagem, mantendo suas ações tanto na B3, no Brasil, quanto em Wall Street.
O próximo passo será a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), marcada para 23 de maio, na qual os acionistas minoritários — responsáveis por cerca de 30% do capital da companhia — decidirão sobre a continuidade do processo. Os dois principais acionistas, J&F Holdings e BNDESPar, já anunciaram que não participarão da votação.
Além da SEC, a operação também precisa ser aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Caso o trâmite siga conforme previsto, a estreia das ações da JBS na NYSE deve ocorrer no dia 12 de junho.
Escolha de IA destaca potencial da JBS
A recomendação que antecipou o movimento positivo das ações veio da plataforma ProPicks IA, sistema de análise de investimentos oferecido pelo InvestingPro. Desde 1º de fevereiro, o papel da JBS integra a estratégia “Melhores Ações Brasileiras”, com acesso exclusivo para assinantes dos planos Pro e Pro+.
A metodologia combina análise fundamentalista e modelagem de big data, com o objetivo de identificar ativos com alto potencial de valorização.
Segundo a plataforma, o potencial de valorização da ação continua. Cálculos baseados em 15 modelos de valuation apontam para uma alta adicional de até 10% nos próximos 12 meses, sustentada pela boa saúde financeira da companhia.
A ação da JBS também compõe a carteira “Ações Baratas do Brasil”, outro portfólio temático do InvestingPro. A avaliação de analistas do Goldman Sachs reforça o otimismo: a listagem nos EUA pode destravar valor diante de seus pares globais.
A recomendação do banco é de compra, com destaque para o crescimento da demanda global por proteínas, diversidade no portfólio e pagamento de dividendos atrativo.
O BTG Pactual também vê espaço para valorização. Relatório do banco afirma que os papéis da JBS estão sendo negociados a um múltiplo EV/Ebitda de 5,8x, inferior ao de subsidiárias como a Pilgrim’s Pride (PPC), que opera a 6,6x, e da concorrente norte-americana Tyson Foods, negociada a 8,4x na NYSE.
Ferramentas tecnológicas ampliam acesso a análises avançadas
O destaque para a JBS ilustra como soluções baseadas em IA estão ajudando investidores a identificar ações promissoras antes de valorizarem. O ProPicks IA, por exemplo, combina modelos de avaliação financeira tradicionais com tecnologia de ponta para oferecer insights comparáveis aos de grandes gestores institucionais.
Além de oferecer uma análise robusta, a plataforma também disponibiliza o recurso de Preço Justo, que auxilia na comparação entre valor de mercado e fundamentos da empresa.
Para quem busca exposição internacional com ferramentas profissionais, o InvestingPro está oferecendo acesso gratuito por 12 meses para usuários que abrirem uma conta investimento via Nomad, utilizando o código INVESTING12ART.