Saque-aniversário do FGTS fica disponível para saque e trabalhadores comemoram
Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS e fazem aniversário em abril já podem acessar os recursos a partir desta segunda-feira (1º).
O pagamento segue o calendário oficial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pode ser solicitado pelo aplicativo do FGTS.
Como garantir o saque?
A retirada do valor não acontece de forma automática. Para ter acesso ao dinheiro, é necessário ter feito a opção pelo saque-aniversário antes do início do mês de nascimento.
Quem ainda não aderiu tem até o dia 30 de abril para fazer a solicitação e receber o valor ainda neste ano.
Além disso, os trabalhadores que nasceram nos meses de fevereiro e março também ainda podem sacar seus valores até o fim de abril, conforme o cronograma oficial.
Prazo ampliado para saque
Os nascidos em abril que optaram pelo saque-aniversário terão um período maior para resgatar os valores. O prazo final para retirada é 30 de junho de 2025, o que garante três meses para o planejamento financeiro.
Mudanças no saque-aniversário do FGTS
Uma Medida Provisória recente autorizou a liberação de valores retidos no FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2024. No entanto, essa liberação é excepcional e não modifica as regras da modalidade.
Trabalhadores que sacaram esses valores continuam na modalidade saque-aniversário e poderão retirar os montantes correspondentes nos anos seguintes. Porém, é importante lembrar que quem escolhe essa opção perde o direito ao saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
A partir de 28 de fevereiro de 2025, novos aderentes ao saque-aniversário que forem demitidos terão o saldo bloqueado novamente, podendo sacar somente a multa rescisória.
Calendário do saque-aniversário FGTS 2025
- Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro: 3 de fevereiro a 30 de abril
- Março: 3 de março a 30 de maio
- Abril: 1º de abril a 30 de junho
- Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Junho: 2 de junho a 29 de agosto
- Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 1º de setembro a 28 de novembro
- Outubro: 1º de outubro a 30 de dezembro
- Novembro: 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
- Dezembro: 1º de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026
Como solicitar o saque?
Para garantir o pagamento, basta acessar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, e seguir o passo a passo para adesão ao saque-aniversário. Quem optar pela modalidade dentro do prazo estipulado poderá acessar o recurso ainda neste ano.