13º salário está muito próximo de cair na conta. Veja as datas!
A equipe econômica do governo estuda a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas em 2025, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. A medida, porém, ainda não foi confirmada e está em fase de análise.
De acordo com Ceron, há um debate sobre o período de pagamento do abono anual. As opções em discussão são abril e maio, seguindo o modelo de 2024, ou maio e junho, como ocorreu em 2023. Tradicionalmente, o 13º salário é depositado no segundo semestre.
Caso seja oficializada, a antecipação dependerá de um decreto presidencial assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Terão direito ao benefício segurados que, em 2025, recebam aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. O governo ainda não divulgou o número de pessoas que podem ser contempladas.
Impacto financeiro do INSS
Em fevereiro de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desembolsou R$ 82,2 bilhões para o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios.
Do total de segurados, 28,5 milhões (equivalente a 70% dos beneficiários) receberam o valor de um salário-mínimo, fixado em R$ 1.518. Outros 12,2 milhões de beneficiários tiveram rendimentos acima desse patamar, sendo que 10,6 mil recebem o teto da Previdência Social.