Cuidado com esse golpe! Você pode perder a sua aposentadoria num piscar de olhos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre uma nova tentativa de fraude que tem como alvo aposentados e pensionistas. De acordo com o órgão, criminosos estão utilizando a prova de vida como pretexto para obter acesso a dados e recursos financeiros dos beneficiários.
O golpe consiste na solicitação de pagamentos sob a justificativa de supostas regularizações do benefício, com falsas alegações de que a transação ocorre por meio da Previdência Social.
Prova de vida não exige pagamento
O INSS esclarece que não cobra nenhuma taxa para a realização da prova de vida, seja no formato digital ou presencial. Além disso, reforça que nenhum servidor é autorizado a visitar residências para coletar documentos ou confirmar a identidade dos beneficiários.
Novo modelo da prova de vida em 2025
Desde 2023, o processo de comprovação foi automatizado, dispensando a necessidade de deslocamento presencial na maioria dos casos.
O cruzamento de dados com diferentes bases do governo federal permite que o INSS valide a identidade do beneficiário de forma remota. Dessa forma, a presença em uma agência só é necessária em situações específicas.
Apesar da mudança, a prova de vida segue sendo um requisito obrigatório para garantir a continuidade dos benefícios previdenciários. A consulta sobre a situação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone da Central de Atendimento 135.
Como o INSS confirma a identidade dos beneficiários?
O INSS utiliza diversas fontes de informação para validar automaticamente a prova de vida, incluindo:
- Registro de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Emissão de documentos oficiais, como passaporte, carteira de identidade e CNH;
- Atendimentos médicos em unidades de saúde públicas e privadas;
- Movimentações bancárias em contas vinculadas ao benefício.
O órgão recomenda que os segurados fiquem atentos a tentativas de contato suspeitas e, em caso de dúvida, busquem informações diretamente nos canais oficiais do INSS.