CadÚnico passa por atualização: confira as novas regras para março
A partir de março de 2025, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) será atualizado com uma nova plataforma digital.
A modernização tem o objetivo de agilizar e simplificar o processo de cadastro e gestão de dados, beneficiando tanto os usuários quanto os operadores do sistema.
Com a mudança, o Cadúnico passará a integrar bases de dados federais de forma online, permitindo a automatização de processos e garantindo mais rapidez na inserção e atualização das informações das famílias cadastradas.
Novo portal para operadores

A partir de 17 de março, um novo portal de gestão estará disponível exclusivamente para operadores do sistema, oferecendo ferramentas que facilitam a administração do cadastro.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a implementação da nova plataforma ocorrerá sem interrupções no atendimento à população, com a migração dos dados programada entre os dias 1º e 16 de março.
O que muda para os beneficiários?
De acordo com o MDS, a modernização do sistema não altera os atendimentos nem exige que as famílias refaçam seus cadastros. O principal impacto será a redução no tempo de inscrição e atualização dos dados, tornando o acesso ao Cadúnico mais rápido e seguro.
“Não muda nada para as famílias. A única diferença é que o processo de cadastro será mais rápido e seguro”, afirmou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.
Impacto nos programas sociais
A nova plataforma do Cadúnico terá impacto direto na gestão de mais de 40 programas sociais federais, incluindo o Bolsa Família (PBF), o Pé-de-Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Com a otimização do sistema, a seleção de beneficiários e a distribuição dos auxílios tendem a ser mais eficientes, garantindo que os recursos cheguem com mais rapidez a quem realmente precisa.