INSS amplia prazo para pagamento de empréstimos consignados para idosos

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram a ampliação do prazo para pagamento dos empréstimos consignados concedidos a aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC.

O limite, que antes era de 84 meses (7 anos), passará para 96 meses (8 anos), oferecendo melhores condições de parcelamento e alívio financeiro para esse público.

Mudança equipara prazo ao de servidores públicos

carrossel meu inss 2
Foto: Portal Gov

Com a alteração, os segurados do INSS passam a ter as mesmas condições de prazo que já são oferecidas aos servidores públicos. A medida permitirá a renegociação de dívidas e a redução do valor das parcelas, tornando o pagamento mais acessível.

A nova regra vale para todas as modalidades de crédito consignado, incluindo o empréstimo tradicional, o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. Segundo o governo, a iniciativa tem o objetivo de facilitar a gestão financeira dos segurados, sem comprometer sua estabilidade econômica.

Objetivo é reduzir impacto das prestações

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que a decisão foi tomada com base no alto número de contratos ativos – mais de 16 milhões de consignados – e na necessidade de aliviar o impacto das prestações no orçamento dos beneficiários.

Já o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que a ampliação do prazo não representa um aumento no endividamento, mas sim uma forma de tornar os pagamentos mais acessíveis.

Atualmente, os empréstimos consignados para segurados do INSS têm um limite de 35% da renda, com uma margem adicional de 5% para despesas com cartão consignado.

A expectativa do governo é que a mudança traga mais segurança financeira e reduza a necessidade de constantes renegociações de dívidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.