Famílias de baixa renda comemoram nova decisão do governo Lula
O Cadastro Único (CadÚnico), sistema que concentra informações sobre famílias de baixa renda no Brasil, passará por uma atualização significativa a partir de março de 2025.
A reformulação, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), busca ampliar a segurança dos dados, otimizar a gestão de programas sociais e fortalecer o combate a fraudes.
O que muda com o novo CadÚnico?

A reformulação do sistema não exige que os inscritos realizem nenhuma atualização cadastral imediata. O acesso aos benefícios será mantido sem necessidade de novas ações por parte dos beneficiários.
As mudanças se concentram na modernização da plataforma, que passará a contar com tecnologias avançadas para assegurar a veracidade das informações registradas.
Entre as principais inovações, estão:
- Capacitação de profissionais da assistência social, especialmente aqueles que atuam nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social);
- Integração do sistema com outras bases de dados do governo, como o SUS, para aprimorar a verificação de informações;
- Automatização do preenchimento de dados: ao inserir o CPF, outras informações disponíveis nos sistemas governamentais serão preenchidas automaticamente;
- Plataforma de monitoramento e gestão de riscos, voltada para prevenir fraudes e garantir maior eficiência no uso dos recursos públicos.
Impacto na gestão de programas sociais
O CadÚnico é uma ferramenta essencial para a administração de cerca de 40 programas federais, além de ser utilizado por estados e municípios na implementação de políticas sociais.
A modernização do sistema pretende acelerar a análise e concessão de benefícios, reduzindo burocracias e garantindo que o suporte chegue mais rapidamente a quem realmente precisa.
Para a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, a reformulação tornará o processo de cadastramento mais ágil e eficiente.
“O novo cadastro é uma grande entrega. Ele vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas, principalmente, a de quem se cadastra, tornando o processo de inscrição e atualização de dados mais rápido e acessível”, destaca.