Amazon anuncia fim da Appstore para Android

Em comunicado feito na última quinta-feira (20), a Amazon confirmou que irá descontinuar a Amazon Appstore, a loja de aplicativos para celulares e tablets, que funciona sob o sistema operacional Android. 

O suporte da Appstore se encerrará no dia 20 de agosto deste ano, e, após esse período downloads de apps ou atualizações não poderão mais serem feitos na plataforma. 

Além do encerramento do Appstore, o Amazon Coins, a moeda da Amazon usada para compras de apps também será descontinuado. Para quem ainda possui saldo do Coins, será preciso liquidá-los nos próximos seis meses. 

Segundo a empresa, a loja digital para tablets Fire e dispositivos da linha Fire TV seguirá operando normalmente.

O que é a Amazon Appstore?

A Amazon Appstore foi lançada oficialmente em 2011 como uma loja digital para tablets e dispositivos móveis com sistema Android. 

Com a loja digital, a companhia buscava oferecer uma opção alternativa ao serviço da Google, com promoções exclusivas e outras funcionalidades, como por exemplo, o botão “compra com um clique”. 

A Amazon Appstore era a plataforma principal para compras e downloads de jogos e ferramentas do tablet Amazon Fire, lançado também em 2011, e indisponível no Brasil. 

A Appstore só chegou no Brasil somente em 2013 e em abril do ano seguinte a loja alcançou 200 mil apps em seu catálogo. 

O fim da plataforma neste ano, é o segundo encerramento de uma Appstore da Amazon em outros ambientes digitais. Neste mesmo período em 2024, a empresa encerrou a sua parceria com a Microsoft, que permitia o suporte para aplicativos do Android no Windows. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.