Cobrança pela 2ª via da nova carteira de identidade começa em fevereiro
A partir de 1º de fevereiro de 2025, quem precisar emitir a segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Alagoas terá que pagar uma taxa de R$ 36,03, segundo informações divulgadas pelo Instituto de Identificação nesta quinta-feira (23).
A emissão de segundas vias havia sido suspensa em função da implementação do novo modelo de identidade. Após dois anos de uso, com mais de 500 mil documentos emitidos no estado, o serviço será retomado, agora com o novo valor para quem já realizou a migração para a CIN.
Isenção para a primeira via
O custo, entretanto, não se aplica a quem ainda utiliza o modelo antigo e deseja fazer a troca pela nova CIN. Nesses casos, a emissão é considerada primeira via e segue sendo gratuita.
Documento digital como alternativa
O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, recomenda que os cidadãos tomem cuidado com o extravio do documento físico. Uma alternativa prática para evitar transtornos é utilizar a versão digital da CIN.
Segundo Ferreira, assim que o cidadão recebe a versão física, pode acessar a aba “Carteira de Documentos” no aplicativo GOV.BR e ativar o formato digital, que pode ser acessado de forma rápida sempre que necessário.
A nova CIN busca trazer mais segurança e praticidade, acompanhando as atualizações do governo para a padronização nacional do documento de identidade.