Aproveite para curtir os feriadões de 2025 sem gastar muito
Com a chegada de 2025, trabalhadores de diversos setores já podem começar a planejar seus momentos de descanso, aproveitando os feriados ao longo do ano. Após as comemorações de Natal e Ano Novo, o calendário reserva, entre outros destaques, pelo menos quatro possibilidades de feriados prolongados, conhecidos como “feriadões”.
Navegue Aqui
Oportunidades para feriadões
O primeiro grande feriadão ocorre em abril, com a Sexta-feira Santa, no dia 18, seguida pelo feriado de Tiradentes, em 21 de abril. Para muitos, serão quatro dias consecutivos de folga, ideais para viagens ou atividades de lazer.
Além disso, outros três feriados que caem em quintas-feiras – Dia do Trabalhador (1º de maio), Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro) – também têm o potencial de se transformar em feriadões, dependendo da adesão das empresas ao sistema de emendas.
Como funcionam os feriadões?
A prática de “emendar” feriados com finais de semana é amplamente adotada em empresas cuja organização permite redistribuir tarefas. Essa medida não só promove descanso aos colaboradores, como incentiva o setor turístico, já que viagens durante esses períodos costumam ganhar destaque.
Em 2025, o aproveitamento desses dias depende diretamente da política interna das empresas, especialmente em relação às sextas-feiras que intercalam feriados e finais de semana.
Feriado ou ponto facultativo?
É importante distinguir entre feriados oficiais e pontos facultativos. Feriados são determinados por legislações federais, estaduais ou municipais e implicam a suspensão obrigatória de atividades. Já pontos facultativos, como o Carnaval e o Corpus Christi, oferecem liberdade às empresas para decidir se haverá ou não expediente.
Essa flexibilidade é uma oportunidade para empresas e trabalhadores ajustarem o calendário de acordo com as suas necessidades operacionais e pessoais.
Planejamento antecipado: a chave para o descanso
Aproveitar ao máximo os feriados e pontos facultativos de 2025 requer organização. Um bom planejamento permite, por exemplo, combinar férias com feriadões, otimizando o tempo de descanso sem prejuízo à carga de trabalho. Para quem pretende viajar, reservas antecipadas garantem preços melhores e mais opções de destinos.
Além disso, negociar com antecedência com os empregadores pode facilitar o alinhamento entre compromissos profissionais e planos pessoais, promovendo um ano mais equilibrado.