Força-tarefa atende mais de 80 mil pessoas com BPC/Loas cortado; veja como participar
Uma força-tarefa liderada pelo Ministério da Previdência e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está intensificando o atendimento para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) que tiveram pagamentos bloqueados. A iniciativa, que vai durar 90 dias, já alcançou 80.309 pessoas até o momento.
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Mais de 190 mil benefícios desbloqueados
De acordo com dados do último levantamento realizado em 14 de novembro, 194.870 benefícios foram desbloqueados após revisão.
Em outubro, 304.722 pagamentos do BPC/Loas haviam sido bloqueados devido à falta de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), exigência para a continuidade do benefício.
Os benefícios sob revisão incluem aqueles cuja inscrição no CadÚnico está pendente e aqueles com cadastros desatualizados há mais de 48 meses. O processo de atualização deve ser realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de residência do beneficiário.
Como regularizar a situação
Os beneficiários podem tomar diferentes medidas para regularizar sua situação:
- Comparecer a uma agência do INSS para registrar o comparecimento e obter orientações sobre a revisão;
- Ligar para a central 135, informando que a inscrição ou atualização no CadÚnico está em andamento.
Após registrar o comparecimento ou a ligação, o bloqueio do benefício será suspenso em até 72 horas. A partir disso, o beneficiário terá:
- 30 dias para concluir a regularização no CadÚnico;
- 45 dias para comparecer ao Cras, caso resida em municípios com até 50 mil habitantes;
- 90 dias para o mesmo procedimento, em municípios com mais de 50 mil habitantes.
Se o beneficiário não realizar a inscrição ou atualização dentro dos prazos estabelecidos, o pagamento será suspenso.
Consulta ao status do benefício
Para verificar se é necessário regularizar o cadastro, os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS, informando o CPF para consulta.
Exceções para municípios em calamidade pública
Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com situação de calamidade pública reconhecida estão temporariamente isentos da exigência de inscrição ou atualização no CadÚnico.
Essa ação busca garantir o acesso ao benefício enquanto as famílias enfrentam desafios causados por situações emergenciais.