CNU: resultados preliminares da heteroidentificação saem ainda essa semana

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos concluiu, no começo dessa semana, a etapa de heteroidentificação para candidatos às vagas destinadas a cotistas negros e as perícias médicas para aqueles que se declararam com deficiência no Concurso Nacional Unificado (CNU)

Os resultados preliminares dessas avaliações estão programados para serem divulgados no próximo dia 13 de novembro, com período para recursos nos dias 13 e 14 de novembro. Já os resultados finais das avaliações deverão ser divulgados no 21 de novembro.

Essa fase do concurso foi realizada em 232 polos, distribuídos por 228 cidades em todo o Brasil. O procedimento de heteroidentificação e avaliação médica contou com uma série de protocolos para garantir a lisura do processo.

Fase de avaliação para cotistas negros e pessoas com deficiência

Segundo o coordenador de logística do CNU, Alexandre Retamal, a etapa foi conduzida com tranquilidade e em conformidade com as normas estabelecidas. Retamal destacou que o sucesso na execução dessas fases reforça o compromisso do concurso com a excelência e a imparcialidade, proporcionando igualdade de oportunidades no acesso às vagas públicas.

Durante o processo, os participantes foram submetidos à coleta de dados biométricos e a um exame grafológico, realizado sob a supervisão da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame.

Para os candidatos que se declararam com alguma deficiência, uma equipe multiprofissional avaliou a documentação médica apresentada no momento da inscrição, que incluía informações sobre o tipo de deficiência, o grau ou nível (quando possível) e a provável causa da condição.

Avaliação de candidatos indígenas

Além disso, o processo de verificação de pertencimento étnico para candidatos indígenas também foi concluído com sucesso. A avaliação foi baseada na análise da documentação que comprova a etnia do candidato.

Os resultados preliminares dessa análise também serão divulgados no dia 13 de novembro, com a possibilidade de recursos nos dias 13 e 14.

Prazo final para recursos da prova de títulos

Com relação à prova de títulos, o prazo para recursos sobre os resultados preliminares já foi aberto, com os candidatos podendo contestar as notas até esta terça-feira (5), por meio do site da Fundação Cesgranrio. Vale ressaltar que, conforme o edital, não será possível apresentar novos documentos para comprovação dos títulos nesta fase.

A divulgação dos resultados dos recursos ocorrerá no dia 19 de novembro. De acordo com o edital, os títulos podem somar até 10% na pontuação final do concurso.

O CNU: modelo unificado para seleção de servidores

O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com o objetivo de realizar seleções unificadas para o provimento de cargos efetivos nos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

Esse modelo tem como objetivo otimizar os processos seletivos, oferecendo maior eficiência e transparência nas contratações. Mais informações sobre o CNU podem ser consultadas no site oficial do governo federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.