Duas Luas na Terra? Entenda o que está acontecendo com o mundo
Parafraseando Nando Reis: “quando a segunda Lua chegar”... Sim, é isso mesmo o que você leu! Astrônomos identificaram um asteroide de 10 metros de diâmetro que estará na órbita da Terra por dois meses. O fenômeno começou neste domingo (29).
Denominado de 2024 PT5, o objeto, que foi apelidado de “minilua”, é considerado um fragmento da Lua original.
De acordo com cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, o asteroide permanecerá na órbita terrestre até 25 de novembro de 2024, seguindo depois sua trajetória no sistema solar. A presença do corpo celeste não apresenta risco de impacto, segundo os pesquisadores.
Características e desafios de observação
Os astrônomos explicam que miniluas são difíceis de observar e identificar oficialmente, devido à forma como elas entram na órbita da Terra.
Um exemplo citado ocorreu em 2015, quando a nave Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi confundida com uma nova “Lua” do planeta.
Origem e retorno
Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, destacou que o asteroide é “sem dúvidas, um objeto natural”, originado no cinturão de asteroides de Arjuna. A expectativa é que a “minilua” retorne à órbita terrestre em 2025, após completar sua jornada pelo espaço.