Após 10 anos da morte do ator de Chaves, programa volta ao ar no SBT
O retorno dos personagens Chaves e Chapolin à televisão foi anunciado no último sábado (7) pelo canal americano UniMás, parte da TelevisaUnivision.
A chamada divulgada pelo canal informa que as séries criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) voltarão ao ar ainda este mês, após quatro anos de divergências entre o Grupo Chespirito e a Televisa. O portal NaTelinha apurou que o SBT está em negociação para trazer de volta os programas ao Brasil.
Negociações entre SBT e Grupo Chespirito
Nos bastidores, Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Bolaños e atual responsável pelos direitos do humorista, cedeu em diversos pontos que anteriormente impediam o retorno de Chaves e Chapolin à TV, após sua retirada do ar em julho de 2020.
O SBT já foi informado sobre esse novo contexto e, junto a emissoras de outros países, iniciou negociações para incluir novamente os seriados em sua programação.
Fontes indicam que a emissora brasileira tem interesse no retorno de ambos os programas à TV aberta, considerando o acordo feito na época em que foram retirados do ar e o bom relacionamento com a Televisa, parceria que se mantém desde 1982 na exibição de novelas mexicanas.
Divergências entre Grupo Chespirito e Televisa
A suspensão dos dois seriados ocorreu devido a um impasse entre a Televisa, detentora das fitas dos episódios, e o Grupo Chespirito, liderado por Roberto Gómez Fernández, que possui os direitos autorais da obra.
Em entrevista ao jornal O Globo em 2022, Fernández explicou que a discordância entre as partes era sobre os direitos de transmissão, mas destacou que havia disposição de ambos os lados para chegar a um acordo. Até a saída do ar em 31 de julho de 2020, Chaves e Chapolin eram exibidos pelo SBT, Multishow e Prime Video no Brasil.
Exibição nos Estados Unidos
O retorno dos programas está confirmado para o dia 23 de setembro no canal UniMás, voltado ao público latino nos Estados Unidos. Além disso, os episódios estarão disponíveis na plataforma de streaming ViX, que também pertence à TelevisaUnivision.