Descubra quem pode solicitar o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100
F oi prorrogado até o dia 15 de setembro o prazo para as prefeituras dos municípios gaúchos cadastrarem novas famílias no Auxílio Reconstrução.
No total, 451 cidades estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigentes e podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes.
Até o começo de setembro, 368.454 famílias estão aprovadas no Auxílio Reconstrução. Desse total, 351.292 cadastros foram enviados para pagamento na Caixa Econômica Federal.
Após o dia 15, todas as famílias cadastradas pelas prefeituras continuarão tendo os processos analisados. “Uma vez detectado e confirmado o direito ao Auxílio Reconstrução, aquela família vai para pagamento imediatamente. Não tendo direito ao benefício por diversas razões, como, por exemplo, não conseguir comprovar o endereço informado, esses cadastros são devolvidos para as prefeituras até encontrar uma informação válida para dar direito ao auxílio”, explica Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
As famílias precisam confirmar cadastro pelo gov.br
Na segunda etapa, as famílias precisam agir. O responsável pela família, identificado pela prefeitura, deve acessar o site com a senha do gov.br e confirmar o cadastro. Se houver erros nos dados, como nome, CPF ou endereço, as prefeituras devem corrigir os registros.
Uma vez confirmados, os dados serão cruzados com outros cadastros existentes, como os da Previdência, trabalho e assistência social, para validar endereços e CPFs. Após a verificação, o nome do responsável pela família será liberado para receber o pagamento.