Comunicado oficial do Uber decreta fim de serviço em país
A Uber, criada em março de 2009 em São Francisco, tornou-se uma gigante no setor de transporte por aplicativo. Chegando ao Brasil em 2014, a empresa cresceu exponencialmente, estando agora presente em 70 países e com uma base de mais de 155 milhões de usuários. No entanto, recentemente, a empresa anunciou o fim de um de seus serviços populares nos Estados Unidos.
Desde sua chegada ao Brasil, a Uber tem sido uma solução crucial para milhares de pessoas alcançarem seus destinos diariamente. Durante a pandemia, a empresa buscou expandir seus horizontes, adquirindo novas frentes de negócio. Em 2021, a Uber comprou a Drizly, uma empresa especializada na entrega de bebidas alcoólicas, por US$ 1,1 bilhão.
Encerramento das atividades da Drizly
A Drizly foi incorporada para fortalecer o crescimento da Uber no ramo de entregas, um setor que ganhou muita visibilidade e demanda durante os bloqueios causados pela Covid-19. Contudo, a Drizly enfrentou um grande problema de segurança em 2021, quando teve dados de 2,5 milhões de clientes roubados.
Essa brecha de segurança chamou a atenção da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, que em 2023 exigiu a implementação de novas medidas de proteção de dados. Esse cenário difícil contribuiu para a decisão da Uber de encerrar os serviços da Drizly no país.
Por que a Uber encerrou a Drizly?
A decisão de fechar a Drizly pode ter múltiplos fatores, mas a Uber não confirmou se o vazamento de dados foi decisivo. A empresa destacou que, após operar por três anos de forma independente, decidiu integrar as operações de entrega de bebidas ao Uber Eats.
“Somos gratos à equipe Drizly por suas muitas contribuições para o crescimento da categoria de entrega BevAlc como pioneira original do setor”, disse a Uber em comunicado.
Além de ser uma tecnologia de mobilidade chave, a Uber representa uma importante fonte de renda para muitos brasileiros. A empresa oferece oportunidades de trabalho que ajudam a movimentar a economia. De acordo com o portal Insights, um motorista da Uber pode fazer uma média de R$ 252,40 por dia, trabalhando 8 horas, além de ganhar mais em áreas de maior demanda devido aos “preços dinâmicos”.