O que fazer se a minha contribuição ao INSS não aparece no CNIS?
Se a sua contribuição ao INSS não aparece no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), isso pode gerar impactos significativos em processos de aposentadoria ou revisão de benefícios. O CNIS é o banco de dados do INSS que concentra todas as informações previdenciárias, sendo essencial para verificar se um indivíduo tem direito aos benefícios pleiteados. Se você identificou ausência de contribuições no seu Extrato CNIS, é crucial corrigir essa situação.
Trabalhar com carteira assinada ou contribuir de forma autônoma pode resultar em contribuições não registradas no CNIS. Mesmo que você tenha comprovantes de pagamento, é possível que faltem registros para determinados períodos, o que pode afetar sua aposentadoria ou revisão do benefício, especialmente em contextos como a revisão da vida toda, que exige comprovação de contribuições anteriores a julho de 1994.
Para resolver esse problema, é necessário adotar estratégias para comprovar as contribuições ausentes. O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, um banco de dados do INSS que reúne informações sobre vínculos de trabalho, contribuições e benefícios. As informações do CNIS são provenientes de várias fontes, como GFIP, CAGED, RAIS, entre outras, e podem não conter todos os dados, especialmente os mais antigos.
A comprovação de contribuições depende de como foram feitas. Quem contribui de forma autônoma por meio de GPS pode tentar localizar comprovantes de pagamento. Para contribuições antes de 1985, registradas em microfichas, é possível solicitar uma pesquisa específica ao INSS. Contribuições como empregado são mais fáceis de comprovar, sendo possível utilizar carteira de trabalho, extrato FGTS, RAIS, CAGED ou informações diretamente com a empresa.
Se, mesmo assim, não for possível obter provas dos salários, é aconselhável buscar orientação de um advogado para explorar alternativas. A inclusão das contribuições no CNIS pode ser feita online ou por meio da central de atendimento do MEU INSS (telefone 135). O processo online requer login com a conta gov.br no site ou aplicativo MEU INSS, onde é possível solicitar o “acerto de vínculos e remunerações”.