Inmet emite alerta grave para esta região nos próximos dias
“Ai que calor!”. Institutos de climatologia, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiram alertas para terça-feira (20), destacando baixa umidade e uma onda de calor em diversas regiões do Brasil, decorrentes de um sistema de alta pressão.
Alerta de calor e baixa umidade atinge o Brasil
- O alerta de baixa umidade foi classificado como vermelho (grande perigo) e afeta os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, abrangendo áreas de Campinas (SP) até Cuiabá (MT).
- A baixa umidade começou por volta das 14h de segunda-feira (19), com níveis de umidade relativa do ar caindo abaixo de 12%, o que pode resultar em incêndios florestais e problemas de saúde.
- A onda de calor deve persistir até quarta-feira (21), com temperaturas previstas para ficarem 5°C acima da média em alguns estados.
- Os estados sob risco incluem Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Dicas para enfrentar a baixa umidade
Para minimizar os impactos da baixa umidade, as seguintes medidas são recomendadas:
- Hidratação constante com água.
- Evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h.
- Uso de soro fisiológico nos olhos e narinas para evitar ressecamento.
- Aplicação de protetor solar ao sair de casa.
- Evitar a queima de lixo, mato e outros materiais.
- Manter a casa bem ventilada.
- Uso de hidratantes na pele.
- Umidificar os ambientes, utilizando, se possível, umidificadores.
- Evitar o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
Problemas mais graves relacionados ao clima seco e à baixa umidade podem ser relatados à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.