Alerta! Epidemia está preocupando profissionais do OMS
O comitê de emergência da OMS irá se reunir “o mais rápido possível” para discutir a epidemia de mpox (anteriormente conhecida como monkeypox) que afeta diversos países africanos.
O objetivo da reunião é avaliar se a situação exige a declaração do nível mais alto de alerta para a epidemia.
Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, há risco de uma nova propagação internacional da doença, tanto dentro quanto fora do continente africano.
“À luz da disseminação do mpox para além da República Democrática do Congo e do potencial de expansão internacional, decidi convocar um Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional para me aconselhar sobre se o surto representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, declarou Ghebreyesus em uma publicação nas redes sociais.
O que é a mpox?
Anteriormente conhecida como varíola dos macacos, a mpox é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos humanos por animais infectados. A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato físico próximo.
O vírus foi identificado pela primeira vez em humanos em 1970, na República Democrática do Congo. A infecção provoca febre, dores musculares e lesões cutâneas semelhantes a furúnculos.
Em maio de 2022, o número de infecções por mpox aumentou globalmente, levando a OMS a declarar uma emergência internacional de saúde pública, que permaneceu em vigor de julho de 2022 até maio de 2023.
Embora as vacinas tenham ajudado a conter a doença em países ricos, a falta de acesso adequado nos países pobres dificultou a erradicação do vírus.
Desde setembro de 2023, uma nova cepa, conhecida como subclado Clade Ib, tem surgido na República Democrática do Congo, onde o surto já registrou quase 27.000 casos e causou cerca de 1.100 mortes, muitas delas de crianças.