Alerta: onda de frio será provocado por ciclone em breve
Uma frente fria está prevista para avançar sobre o Rio Grande do Sul no próximo fim de semana, trazendo chuva entre 20 e 30 mm.
Embora essa precipitação não deva afetar significativamente os trabalhos no campo, pode ser acompanhada de temporais, granizo e rajadas de vento intensas. Este sistema, no entanto, não terá impacto significativo em Santa Catarina e não avançará para o Paraná.
Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, um ciclone se formará no Atlântico Sul na próxima semana, provocando uma onda de frio no Centro-Sul do Brasil.
Esse sistema romperá parcialmente o bloqueio atmosférico, resultando em uma queda significativa nas temperaturas e trazendo chuvas para algumas áreas dessa região.
Queda de temperatura e onda de frio
A região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, começará a sentir a queda de temperatura no início da próxima semana, com os termômetros registrando baixas temperaturas por pelo menos cinco dias.
A onda de frio também atingirá áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. No interior de São Paulo, por exemplo, a mínima em Itapeva deve cair para 5 ºC entre os dias 9 e 10 de agosto, com baixo risco de geada.
No sul de Mato Grosso do Sul, localidades como Naviraí podem registrar mínimas de 6 ºC por volta do dia 10 de agosto. Após essa data, as temperaturas deverão subir gradativamente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.