Estas 7 configurações vão ajudar sua bateria a durar muito mais
A durabilidade da bateria dos celulares Android e iPhone (iOS) pode ser prolongada com algumas configurações simples e eficazes. Apesar dos avanços tecnológicos das fabricantes para melhorar a durabilidade das cargas, o uso intenso dos aparelhos compromete a energia ao longo do dia.
Contudo, há truques de configuração e recursos nativos que podem ajudar a economizar bateria, evitando a necessidade de carregadores portáteis ou pausas prolongadas.
Lista de configurações para aumentar a bateria do seu celular
Reduzir o brilho da tela é uma das maneiras mais eficazes de prolongar a vida útil da bateria, especialmente em celulares com telas grandes. Manter o brilho em 75% é geralmente suficiente para uma boa visualização e navegação. Use 100% de brilho apenas em ambientes com excesso de claridade.
Para ajustar o brilho em celulares Android, deslize o dedo de cima para baixo para abrir a barra de navegação e diminua a intensidade. No iPhone, vá em “Ajustes” > “Tela e Brilho” > e ajuste o controle.
Ativar o modo de economia de energia faz com que o celular reduza a resolução da tela, diminua o brilho, suspenda a atualização de aplicativos e limite a velocidade do processador. Esse recurso pode aumentar significativamente a duração da bateria.
Para ativar no Android, deslize o dedo para baixo e toque em “Economia de bateria”. No iPhone, acesse “Ajustes” > “Bateria” > e selecione o “Modo de pouca energia”.
O Bluetooth é um dos recursos de conectividade que mais consomem energia. Desative-o quando não estiver em uso para poupar bateria.
Em smartphones Android, basta abrir a barra de navegação e tocar no ícone do Bluetooth para desabilitar a função. No iPhone, acesse “Ajustes” > “Bluetooth” > e desative.
Muitos aplicativos coletam dados de localização em segundo plano, o que pode reduzir a duração da bateria. Ajuste as configurações de rastreamento para que os apps acessem sua localização apenas quando necessário.
No Android, abra a barra de notificações, toque no ícone “Localização” e desative-o. No iPhone, vá em “Ajustes” > “Privacidade” > “Serviços de localização” > e escolha “Nunca” para desativar a localização de todos os apps ou selecione individualmente.
O modo noturno escurece as interfaces dos aplicativos, economizando até 60% da bateria, especialmente em telas OLED, que não utilizam iluminação traseira.
Para habilitar o modo noturno no Android, abra a barra de navegação e toque no ícone “Modo escuro”. No iPhone, acesse “Ajustes” > “Tela e Brilho” > “Aparência” e ative o modo escuro.
Aplicativos abertos em segundo plano consomem muita bateria e dados móveis. Feche-os regularmente para economizar energia.
No Android, toque no ícone do quadrado no canto inferior direito e deslize os apps para o lado para fechá-los. No iPhone, arraste a tela para cima ou aperte o botão de Home e deslize os apps para cima.
Em situações emergenciais, ativar o modo avião pode ser ideal, pois desativa todas as conexões (Bluetooth, Wi-Fi, dados móveis e sinal de área), poupando ao máximo a bateria.
Para ativar o modo avião no Android, abra a barra de navegação e toque no ícone do avião. No iPhone, acesse “Ajustes” > e pressione o ícone do avião.
Seguindo essas dicas, é possível prolongar significativamente a duração da bateria do seu celular, garantindo mais tempo de uso sem precisar recorrer ao carregador.