NASA emite alerta GERAL sobre risco de extinção humana em 50 anos
Uma pesquisa da Agência Espacial Americana (NASA) identificou cinco regiões no planeta onde o calor pode impossibilitar a sobrevivência humana dentro de cinco décadas.
Entre essas áreas estão o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. A pesquisa foi destacada pelo jornal O Globo.
Nesse caso, os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA investigaram extremos de calor e umidade utilizando imagens de satélites e projeções da temperatura de bulbo úmido, além da temperatura mínima do ar necessária para a evaporação da água.
Os pesquisadores explicam que o corpo humano consegue manter a transpiração a 45°C com 20% de umidade. Contudo, quando a umidade ultrapassa 40%, essa combinação pode se tornar letal, pois a capacidade do corpo de suar e dissipar calor é reduzida. A adaptação humana a altas temperaturas por períodos prolongados ainda é incerta.
Brasil
No Brasil, o desmatamento e o consumo irresponsável de recursos naturais podem acelerar o aumento da temperatura, potencialmente tornando o país inabitável nas próximas décadas. Essas conclusões foram publicadas na revista científica Science Advances.
Além do Brasil, outras regiões do mundo, incluindo o Sul da Ásia, Golfo Pérsico, Mar Vermelho e partes da China, poderão registrar temperaturas de bulbo úmido superiores a 35 graus Celsius até 2070. Isso significa que a combinação de calor e umidade poderá atingir níveis perigosos para a saúde humana, mesmo para indivíduos saudáveis.