Herança de Michael Jackson continua bloqueada para seus filhos
A disputa legal pela herança do icônico cantor Michael Jackson ganhou mais um capítulo recentemente, o que tem gerado grandes debates e especulações. Os beneficiários, incluindo os filhos do cantor e sua mãe, Katherine Jackson, encontram-se em uma complexa batalha legal que impede o acesso total aos recursos deixados pelo artista.
A situação complicou-se após uma decisão judicial que bloqueou temporariamente o acesso ao dinheiro, devido a uma auditoria realizada pela Receita americana. Esta investigação apontou que houve uma subvalorização dos bens declarados pelo fundo gerido pelos administradores do espólio de Michael Jackson, o que levou à necessidade de ajustes fiscais substanciais.
Após a morte do cantor, foi criado um fundo para gerenciar sua vasta herança, que inclui direitos autorais de músicas e muitos outros ativos. No entanto, a receita americana auditou a declaração de imposto de renda fornecida pelos administradores do fundo, resultando na alegação de uma subvalorização considerável. Estima-se que sejam necessários cerca de US$ 700 milhões adicionais em impostos e multas.
Como está sendo resolvido o impasse
Enquanto a disputa legal se desenrola, os administradores do espólio têm assegurado a manutenção de um suporte financeiro regular para Katherine Jackson e os filhos de Michael. A mesada, alegam eles, tem sido suficiente para cobrir as necessidades diárias sem maiores problemas, reiterando um esforço contínuo para cooperar com os herdeiros conforme as intenções de Michael.
Uma das grandes incógnitas nesta disputa legal é o valor atual do catálogo musical de Michael Jackson. Recentemente, foi solicitada uma moção para reavaliar estes ativos, que são considerados peças-chave do patrimônio do artista. Esta reavaliação poderá decidir o montante final que os herdeiros poderão receber no futuro, mas, por ora, permanece uma questão sem respostas definitivas.
Enquanto isso, a California Franchise Tax Board sugeriu que parte dos bens permaneça sob administração até que todas as disputas sejam definitivamente resolvidas. Os executores do testamento de Michael, contudo, negam qualquer distribuição imediata, citando a ausência de certeza sobre os montantes exatos disponíveis para distribuição.