Preços dos carros elétricos e híbridos vão subir em até 25%
O mercado de veículos no Brasil está passando por uma mudança significativa com o recente aumento do imposto de importação sobre carros elétricos e híbridos. Esse reajuste, que entrou em vigor no último dia 1º de julho, marca uma nova fase no setor automotivo e promete influenciar diretamente os preços, conforme anunciado anteriormente pelo governo. Este aumento faz parte de um cronograma que busca retornar gradualmente aos impostos anteriormente vigentes.
Essa alteração nas taxas de importação está alinhada com estratégias do governo de incentivar a produção local e, simultaneamente, lidar com a concorrência externa, principalmente dos fabricantes chineses. Segundo declarações de Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria, o objetivo é “estimular a indústria nacional para promover a descarbonização e gerar empregos qualificados no país”.
Novas taxas de imposto para veículos eletrificados
Os ajustes de impostos afetam de maneira diversa os tipos de veículos eletrificados. Os veículos híbridos (HEV e MHEV) tiveram o maior salto, com a taxa de importação indo de 15% para 25%. Já os híbridos plug-in (PHEV) viram sua taxa aumentar de 12% para 20%. Os veículos totalmente elétricos (BEV), que previamente tinham uma alíquota de 10%, agora enfrentam um imposto de 18%.
Com a implementação destas novas alíquotas, o custo dos carros importados tende a subir, o que provavelmente será repassado aos consumidores. Isso pode resultar em um encarecimento dos modelos mais populares e afetar a capacidade de competição de marcas tradicionais face às asiáticas, muitas das quais já têm fábricas no Brasil, como é o caso da Caoa Chery.
Como o mercado está reagindo a essas mudanças
Antecipando-se ao aumento, algumas empresas estrangeiras aceleraram importações. A BYD, por exemplo, importou quase 5.500 unidades em um único carregamento antes da vigência do novo imposto. As marcas ainda tentam segurar os valores enquanto durarem os estoques, mas é previsto que alterações nos preços de tabela comecem a ser vistas a partir do segundo semestre de 2024.
O cenário para os próximos anos mostra que essas taxas continuarão a escalar. A previsão é que, em julho de 2025, o imposto sobre os híbridos plug-in atinja 28%, enquanto os veículos completamente elétricos terão uma taxa de 25%. Em julho de 2026, o governo planeja unificar o imposto para todas as categorias de veículos eletrificados em 35%, o que pode representar um grande desafio tanto para consumidores quanto para produtores.