Bolsa Família de JUNHO: CAIXA convoca todos beneficiários
A Caixa Econômica Federal, banco público responsável pelos pagamentos do novo Programa Bolsa Família, além de outras programas sociais, convoca os beneficiários para o recebimento de junho.
Isso porque, de acordo com as regras definidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o programa, os repasses devem ocorrer mensalmente nos últimos dez dias úteis de cada mês.
Dessa forma, as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias recebem conforme a ordem crescente do último dígito do número de Inscrição Social, O NIS. Os pagamentos começam com as famílias com final do NIS 1, indo até as famílias com NIS 9, e terminando naquelas com final 0.
Bolsa Família de junho: CAIXA convoca beneficiários
Sendo assim, cabe destacar que os pagamentos de junho começaram oficialmente nesta semana, mais especificamente na última segunda-feira, dia 17, data em que receberam as famílias com final do NIS 1.
Agora, os repasses liberados pela Caixa seguem ao longo desta semana, de acordo com o calendário apresentado abaixo:
- NIS final 1: 17 de junho (antecipado para 15 de junho)
- NIS final 2: 18 de junho
- NIS final 3: 19 de junho
- NIS final 4: 20 de junho
- NIS final 5: 21 de junho
- NIS final 6: 24 de junho (antecipado para 22 de junho)
- NIS final 7: 25 de junho
- NIS final 8: 26 de junho
- NIS final 9: 27 de junho
- NIS final 0: 28 de junho
Como indicado no calendário acima, os pagamentos do Bolsa Família agendados para as segundas-feiras foram pagos, e outros ainda serão, nos sábados imediatamente anteriores as datas oficiais.
Este é o caso da famílias com NIS 1, que receberam no sábado do dia 15, e famílias com NIS 6, que receberão no dia 22.
Vale destacar também que famílias que possuem outros finais do NIS também puderam receber seus pagamentos do Bolsa Família no último final de semana, desde que fossem moradoras de municípios que decretaram nos últimos dois meses situação de emergência ou de calamidade pública.
Essa ação deste mês de junho beneficiou principalmente as famílias beneficiárias que moram em todos os mais de 400 municípios do estado do Rio Grande do Sul, independentemente do número final de NIS que possuem.