Depósito de R$ 6.220 CONFIRMADO para estas cidades
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está se programando adiantar os pagamentos de aposentadoria, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Rio Grande do Sul (RS), especialmente nos municípios atingidos por calamidades decorrentes das intensas chuvas que assolaram o estado, resultando em vítimas fatais e desabrigados.
Essa antecipação foi oficializada por meio de uma portaria conjunta assinada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, datada da última sexta-feira (3) e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (7).
Os pagamentos referentes aos meses de maio e junho serão efetuados de maneira combinada a partir de 24 de maio. Esta medida engloba também o 13º salário, que havia sido adiantado para todos os beneficiários da Previdência Social por decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março.
Panorama do Rio Grande do Sul (RS) HOJE (15)
Nesta terça-feira (14), de acordo com a Defesa Civil gaúcha, o mais recente boletim aponta que 2.124.203 de pessoas são afetadas pelas chuvas, do total de 10,88 milhões de habitantes do estado, o que corresponde a 19,47% da população.
A Agência Brasil informou que, em todo o estado, 89,7% do total de 497 municípios sofrem direta ou indiretamente com as consequências dos eventos climáticos. O número chega a 446 cidades atingidas.
Pelo menos 148 pessoas já morreram devido às chuvas, também há 134 desaparecidos e quase 400 feridas. Além das mais de 327 mil pessoas fora de suas casas.