Vazou HOJE (11)! Estas são as novas regras para todos os aposentados
Se você é beneficiário do INSS ou conhece alguém que seja, é provável que já tenha ouvido falar ou até mesmo precisado passar pela prova de vida.
O INSS anunciou que convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida anualmente.
A prova de vida continua sendo uma exigência, porém, agora, com novas diretrizes. Você sabia que não é mais necessário comparecer pessoalmente a uma agência para realizar a prova de vida? Veja passo a passo nos vídeos abaixo e descubra demais detalhes.
O que é a Prova de Vida do INSS?
A prova de vida é uma etapa obrigatória para todos os que recebem benefícios do INSS e tem como objetivo comprovar que o beneficiário está vivo, sendo uma medida para evitar fraudes no sistema e pagamentos indevidos.
A prova de vida é realizada periodicamente e você pode fazê-la nos terminais de autoatendimento, como caixas eletrônicos, além da opção digital, através do acesso ao Gov.br.
Anteriormente, os aposentados precisavam obrigatoriamente se dirigir a uma agência específica da Caixa Econômica Federal para efetuar a prova de vida. Hoje, com o avanço tecnológico, o processo tornou-se mais conveniente. Pode ser feito sem sair de casa, apenas utilizando o aplicativo Gov.br.
Vale destacar que nova medida, em vigor a partir deste ano, elimina a necessidade de deslocamento e enfrentamento de filas para os aposentados e pensionistas, tornando tudo mais prático e eficiente.
Como a Prova de Vida era feita?
Prova de Vida automática
A partir de agora, o INSS vai verificar automaticamente essas informações por meio de um sistema que analisa atividades cotidianas registradas em diversas bases de dados governamentais e de parceiros.
Vale destacar que, este ano, cerca de 17 milhões de beneficiários terão sua prova de vida confirmada de forma automática pelo INSS.
Vale destacar que essa medida acontecerá por meio do cruzamento de dados, como declarações de Imposto de Renda, contratos de crédito consignado, registros de vacinação e atendimentos no sistema de saúde público. Na prática, isso dignifica dizer que, se você se vacinar, essa informação chega ao INSS e conta como um indicativo de que você está vivo.
Das provas que serão usadas para o levantamento da prova de vida automática, estão:
Uso do aplicativo Meu INSS
- Empréstimos consignados com reconhecimento biométrico
- Atendimentos presenciais em agências do INSS
- Vacinação
- Votação nas eleições.