INSS antecipa benefícios IMPORTANTES para esta lista de 253 municípios
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram adiantar o pagamento dos benefícios previdenciários de junho para maio, especialmente para os residentes nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul que foram atingidos pela recente catástrofe climática.
Esta medida visa auxiliar os beneficiários que enfrentam dificuldades devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas dos últimos dias.
A determinação está estabelecida na portaria conjunta INSS/MPS Nº 46, datada de 3 de maio de 2024, assinada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Assim, os pagamentos previstos para o dia 24 de junho serão realizados em conjunto com os de maio, seguindo o calendário de pagamentos que ocorrerá entre 24 de maio e 7 de junho.
Como solicitar adiantamento
Tal como ocorreu em setembro passado, durante as fortes chuvas que castigaram a Região Sul, a Previdência Social irá adiantar o valor correspondente a uma renda mensal aos beneficiários que recebem ou residem na região, desde que solicitem o adiantamento no banco onde recebem o benefício, mediante a assinatura de um termo de opção.
Esta medida abrange os segurados que recebem benefícios previdenciários ou assistenciais de prestação continuada. No entanto, os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, não terão direito a esse adiantamento.
Dados atualizados do Rio Grande do Sul HOJE (7)
De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (3) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a situação é alarmante: 235 municípios foram afetados, 7.165 pessoas encontram-se em abrigos, 17.087 estão desalojadas, 351.639 foram atingidas pelas chuvas, 56 pessoas ficaram feridas, 74 ainda estão desaparecidas e 31 óbitos foram confirmados.