Guia COMPLETO de como tirar extrato do INSS para Imposto de Renda

A partir de 15 de março até 31 de maio deste ano, está aberto o período para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente aos rendimentos de 2023.

Aqueles que recebem aposentadoria ou pensão do INSS já podem acessar seus informes de rendimentos no site do órgão ou através do aplicativo Meu INSS.

Empregadores tinham até 29 de fevereiro para fornecer os informes de rendimentos aos trabalhadores ativos. Se isso ainda não foi feito, é importante saber quais medidas tomar.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2024?

O governo aumentou o limite anual de renda para R$ 30.639,90, incluindo salários, aposentadorias e pensões do INSS ou de órgãos públicos. Nos anos anteriores, esse limite era de pelo menos R$ 28.559,70.

Passo a passo para acessar informe de rendimentos do INSS

Para acessar o informe de rendimentos do INSS, que detalha os ganhos do contribuinte em 2023, basta visitar o site do INSS, usar o aplicativo Meu INSS ou até mesmo o banco onde o benefício é recebido.

Para obter o informe de rendimentos do INSS, siga estes passos:

  1. Acesse o site: meu.inss.gov.br/
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”
  3. Insira o CPF para login ou cadastre uma senha
  4. Desça a tela e vá para a aba “Outros Serviços”
  5. Clique em “Ver Mais”
  6. Selecione o ícone “Extrato do Imposto de Renda”
  7. Escolha o ano-calendário 2023
  8. Selecione o extrato desejado
  9. Salve o documento em formato PDF

Vale destacar ainda que, neste ano, o Imposto de Renda traz algumas mudanças, como o aumento do limite de isenção, a exigência do CPF para beneficiários de pensão alimentícia e a identificação de criptoativos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.