Idosos acima de 60 anos têm direito a R$ 2.824 em benefícios; saiba como solicitar

Emitido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), esse documento fundamental oferece acesso gratuito ou com desconto em viagens interestaduais e outras vantagens destinadas a simplificar a vida dos idosos conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03.

Veja quem pode solicitar o documento, quais são as principais vantagens de ter a Carteira do Idoso e como emiti-la a seguir.

Quem pode solicitar a Carteira do Idoso

Além disso, ela proporciona atendimento prioritário em serviços e estabelecimentos públicos e privados. Qualquer pessoa com mais de 60 anos, que não possua comprovação de renda ou que receba até 2 salários mínimos (R$2.824 em 2024), pode solicitar a Carteira do Idoso. Com isso, pode-se dizer que não existe renda mínima para pedir o documento.

É necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) para solicitar o documento.

De acordo com o Gov.br: “Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.

Vantagens da Carteira do Idoso

A posse da Carteira do Idoso possui uma série de vantagens e benefícios para aqueles que a possuem. Algumas delas são:

  • Gratuidade ou desconto em passagens de ônibus: O principal benefício é o acesso à gratuidade ou desconto em passagens de transporte intermunicipal ou interestadual, tornando as viagens mais acessíveis e econômicas.
  • Facilidade de acesso em todos os estados: A carteira é válida em todo o território nacional, o que significa que os idosos podem usufruir desses benefícios em qualquer lugar do Brasil.
  • Obrigação de aceitação: Todas as empresas de transporte são obrigadas a aceitá-la como documento válido para concessão de descontos ou gratuidade nas passagens.

Carteira do Idoso: veja passo a passo para solicitar

  • Acesse o site do Gov.br (https://www.gov.br/);
  • Logo após, clique na opção “Iniciar” ou “Crie sua conta”;
  • Preencha os dados solicitados para criar uma conta, se ainda não tiver uma;
  • Após criar a conta, faça o login;
  • Em seguida, procure pela opção “Emitir Carteira do Idoso” ou algo semelhante;
  • Siga as instruções para preencher o formulário online com as informações necessárias, como nome, CPF, data de nascimento, etc.;
  • Envie os documentos solicitados, que podem incluir documentos de identificação com foto e comprovante de renda;
  • Verifique se todas as informações estão corretas e confirme o envio do pedido;
  • Agora é só aguardar a análise do seu pedido e a emissão da carteira. Ela estará disponível para download e impressão assim que for aprovada.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.